Verdadeiro ou falso? Descubra os 7 maiores mitos sobre gatos

Verdadeiro ou falso? Descubra os 7 maiores mitos sobre gatos

No Egito Antigo, os gatos eram adorados, sendo considerados guardiões do mundo dos mortos. No Império Romano, eram associados à deusa da caça, e na Idade Média, foram associados à feitiçaria, ocultismo e até mesmo aos ritos satânicos, o que deu origem à maior parte dos mitos sobre gatos que permeiam o imaginário social na atualidade.

Mas quem tem um bichano em casa sabe que esses animais são companheiros de inestimável valor, amigos, carinhosos, encantadores e muito inteligentes, ao contrário do que aludem os mitos sobre gatos.

Vamos desvendar algumas dessas injustiças sobre felinos?

  1. Gatos são interesseirosOs bichanos não são obedientes feito os cães, e só vêm até nós quando querem. Essa característica da espécie parece não agradar muitas pessoas, que por não compreenderem a natureza dos felinos os humanizam, julgando-os traiçoeiros ou interesseiros.
  2. Gatos têm sete vidasO fato dos gatos saltarem longas distâncias e caírem em pé provavelmente foi o algoz deste mito que, claro, não é verdade. Os gatos possuem apenas uma única e preciosa vida.
  3. Gato preto da azarOriginário da Idade Média, esta lenda sobre gatos pretos está tão consolidada que algumas pessoas chegam a ter fobia ao vê-los. Em alguns países do Oriente, os gatos pretos são associados à boa sorte.
  4. Os gatos sempre caem em péAo saltar de uma distância mínima de 60 cm, o gato pode sim cair em pé, pois tem tempo para se virar. Mas não experimente atirá-lo da sacada do décimo andar do apartamento, porque provavelmente ele não suportará o impacto da queda.
  5. Comer carne de gato cura asmaEsse é um dos mitos mais antigos, advinda de algumas religiões pagãs que acreditavam que a carne do gato continha o poder de cura. Cientificamente, não existe nenhum fundamento.
  6. Gato transmite asmaA asma felina é diferente da asma humana e não existe transmissão da doença de um para o outro.
  7. Gatos não se pegam aos donos, mas à casaEsse é um dos mitos sobre gatos mais difundidos. Sendo animais sociais, os gatos se apegam, sim, aos donos. A tendência é de que acompanhem sempre a família, onde quer que ela se estabeleça.

Fonte: CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/gato/mitos-sobre-gatos/

Deixe seu comentário

Nome*

Email* (Não será publicado)

Website