Mitos e verdades sobre a visão felina

Mitos e verdades sobre a visão felina

Quem tem um gato sabe que esse fantástico felino tem uma visão privilegiada em relação à dos seres humanos. Os gatos são capazes de coisas surpreendentes, de fato, o que também ajudou a espalhar alguns mitos que exageram o que já é magnífico. Veja a seguir as respostas para cinco perguntas e dúvidas comuns sobre a visão dos gatos, extraídas do site americano Pet360.

gato visãoOs gatos enxergam no escuro?
Isso é parcialmente verdade. Na escuridão total, eles veem tão bem como nós: absolutamente nada. É que eles só precisam de 15% da luz que os humanos necessitam para enxergar. Durante o dia, a pupila dos felinos se contrai deixando exposta apenas aquele charmoso risquinho no meio dos olhos. Quando a noite chega, a pupila fica redonda e cresce à medida que a escuridão aumenta.

Por que os olhos deles brilham?
Os gatos contam com uma estrutura no fundo da retina que funciona como um refletor. Nós fabricamos refletores para iluminar melhor um estádio, por exemplo. Eles têm essa estrutura nos olhos para captar mais luz no escuro e enxergar melhor. Quando uma luz bate nos olhos de um gato na escuridão, ela amplifica a luz como um refletor faz. Essa estrutura se chama tapetum lucidum (do latim, “tapete brilhante”). Cães, vacas, cavalos, furões e outros animais também têm. Os seres humanos, não, pois temos hábitos diurnos.

Os gatos veem em branco e preto?
Não. Eles estão mais para daltônicos. Para distinguir cores, nossos olhos e os deles precisam de receptores localizados na retina chamados de cones. São milhões deles. Os humanos têm três tipos (vermelho, azul e verde), capaz de “perceber” todas as cores que somos capazes de ver. Os felinos não contam com o tipo que capta o vermelho. Com isso, ele, sim, vê cores, mas em menor número. Em compensação, estudos feitos em 2014 na Universidade de Londres descobriram que os gatos (e os cães também) enxergam luz ultravioleta – algo que um humano não consegue nem imaginar como deve ser.

Eles têm boa visão?
Isso é muito relativo e, com o perdão do trocadilho, é uma questão de ponto de vista. Comparados com um ser humano, há quem diga que não. Se uma pessoa consegue ver bem um objeto a 10 metros de distância, um gato precisa estar a dois metros para ter a mesma nitidez. Além disso, eles não contam com músculos que permitam ver um objeto muito de perto. As pessoas também veem o mundo com mais resolução durante o dia. Para nós, tudo isso são vantagens. Para um gato, porém, um caçador por natureza, é mais importante enxergar bem no escuro e superar de longe os humanos para ver objetos se movendo em alta velocidade, como um rato ou um pássaro.

Gatos enxergam melhor que cães?
Essa é uma pergunta muito comum, mas a resposta é: depende. Os cães têm mais dificuldade de calcular uma distância. Em compensação, os gatos contam com uma visão periférica menor. Eles têm um tapetum lucidum e razoavelmente maior e pupilas mais versáteis que os cães e, por isso, enxergam melhor no escuro. Quanto a cores, a visão de ambos é parecida, mas os felinos dependem mais de contraste e brilho para ver bem um objeto.

Fonte: http://almanaquepet.com.br/mitos-e-verdades-sobre-a-visao-felina/

Deixe seu comentário

Nome*

Email* (Não será publicado)

Website