Gato Idoso – Cuidados especiais

O gato idoso, assim como qualquer animal de idade avançada, requer cuidados e atenção especial. Com uma estimativa de vida média de 15 anos, os gatos podem chegar a até 30 anos se contarem com criação, alimentação e qualidade de vida adequados. É por volta dos 12 anos de vida que os felinos passam a demonstrar os primeiros sinais de envelhecimento, e quando os bichanos passam a mostrar uma queda em suas condições gerais e também na sua agilidade.

Menos independente e mais sucetível a doenças, o gato idoso deve passar regularmente por exames no veterinário, mesmo que não demonstre evidências de problemas, já que a identificação de fatores de risco pode ajudar muito na prevenção de complicações futuras.

Problemas como hipertiroidismo, diabetes, insuficiência renal e doenças intestinais, cardíacas e dentárias estão entre os problemas mais comuns nos bichanos de mais idade, sendo que, nesta fase, o aparecimento simultâneo de mais de uma dessas complicações também é bastante possível.

Para ajudar no controle e na prevenção de doenças nos gatos idosos, os felinos devem ter uma dieta mais apropriada para sua idade, e produtos específicos já podem ser encontrados com facilidade no mercado, contendo os nutrientes, vitaminas e suplementos necessários para manter a saúde felina em dia.

A diminuição da capacidade de enxergar e ouvir é comum aos gatos mais idosos, assim como a perda do brilho de seus pêlos e algumas doenças de pele. Entre as principais alterações de comportamento dos gatos mais velhos estão fatores como incontinência urinária, aumento de irritabilidade ou de falta de atividade, no entanto, é sempre importante que um médico veterinário seja consultado nestes casos, tendo em vista que algumas doenças também podem ter esses sinais como sintomas.

Fonte: CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/gato/gato-idoso/

Nome*

Email* (Não será publicado)