Carrapato em Gatos – Gato também pega carrapato?

Carrapato em Gatos – Gato também pega carrapato?

É comum se falar sobre cachorros com carrapato, mas poucas pessoas sabem que os felinos também não estão livres deste problema. O carrapato em gatos, apesar de um pouco menos comum (pois, geralmente, os gatinhos são criados dentro de casa e saem menos à rua), é tão prejudicial quanto o é nos cachorros, e apenas a atenção do dono pode garantir que o felino não passe por este problema.

A simples presença do carrapato em gatos já gera um enorme desconforto, pois os felinos sentem muita coceira e podem acabar se machucando ao tentarem se livrar daquele corpo estranho preso a eles. Além disso, os felinos também podem acabar contraindo doenças como a erlichiose felina ou a febre maculosa, que são zoonoses e podem, até mesmo, ser transmitidas ao ser humano.

Como meu gato pegou carrapato?

Um passeio à rua, em uma chácara ou, até mesmo, pelo quintal e jardim da sua casa podem ter sido suficientes para a infestação do seu bichano. Com isso, aqui cabem algumas dicas importantes:

  • A prevenção dos carrapatos deve ser feita no corpo dos animais e também nos ambientes em que eles vivem, utilizando-se de produtos carrapaticidas indicados por profissionais;
  • Não adianta desinfestar o seu bichano se o ambiente seguir repleto de carrapatos. Ele será reinfestado quantas vezes forem, até que o ambiente também seja desinfestado;
  • Após saídas de casa, faça uma inspeção completa no seu bichano – especialmente se ele tiver pelos longos, que são muito mais atrativos para esses parasitas – e verifique se ele não possui nenhum carrapato preso a si;
  • Existem, no mercado, diversos modos preventivos contra carrapatos bastante eficientes, desde produtos para serem aplicados durante o banho até coleiras que impedem a aproximação dos carrapatos. Consulte um veterinário acerca destas opções antes de optar por qualquer uma delas.

Encontrei um carrapato no meu gato, posso tirar com a mão ou com uma pinça comum?

Não! A extração incorreta de um carrapato que está preso ao corpo do seu pet pode fazer com que alguma parte do parasita ainda fique presa na pele, ocasionando alergias e infecções diversas.

É possível encontrar pinças especiais para a retirada de carrapatos, que contam com um passo-a-passo detalhado sobre como utilizá-las da forma correta. Você pode, com o auxílio de uma dessas pinças, retirar carrapatos do seu gato em casa mesmo, mas o melhor recomendado é que o procedimento seja feito por um profissional de sua confiança.

Fonte: CachorroGato @ http://www.cachorrogato.com.br/gato/carrapato/

Deixe seu comentário

Nome*

Email* (Não será publicado)

Website